O Lancia Stratos começou com o prótotipo Lancia Zero em 1970. Em 1971 a Lancia apresentou o prótotipo Stratos HF, um carro que deu ínicio a uma nova era no rally pois fora o primeiro a ser projectado para o mesmo.
Nos estágios iniciais de desenvolvimento, o protótipo foi equipado com três motores diferentes: o motor Lancia Fulvia, o motor Lancia Beta e o motor traseiro Ferrari Dino V6 de 2,4 litros e 190 cv.
A Lancia realizou testes extensivos com o Stratos fazendo-o competir em diversos eventos, onde os protótipos do Grupo 5 eram permitidos, durante temporadas de 1972 e 1973. A produção de 400 carros, necessária para a homologação no Grupo 4 foi lançada em 1973 e o carro foi homologado para o Campeonato Mundial de Rally de 1974. O motor Ferrari Dino V6 foi descontinuado em 1974, mas foram construídos 500 motores, os últimos a serem produzidos, para a Lancia. O Lancia Stratos ganhou os campeonatos mundiais de 1974, 1975 e 1976 com o piloto Sandro Munari, e podia ter ganho mais, caso não fosse a política interna do grupo Fiat de previligiar o Fiat 131 Abarth no Campeonato Mundial de Rally. O Stratos ganhou o Rally de Monte Carlo em 1979 com a equipe privada Chardonnet.Com somente 492 produzidos, o Stratos é hoje em dia muito raro.
Em 1978, Bertone criou e projectou um concept-car baseado no Stratos chamado Sibilo.
(fonte: Wikipédia)
Sem comentários:
Enviar um comentário