Lancia Stratos

sábado, 29 de janeiro de 2011

Os Grupo B que ninguém se lembra.....

Nos anos 80 o Rally era reinado pelos Grupo. Lancia, Peugeot, Audi, Austin e Renault as que lideravam, mas não eram as únicas...          



 A Porsche tinha o 959 que  nunca foi considerado seriamente para uma temporada de Rally do Grupo B devido ao custo inesperado. 








A Citroen tinha o BX 4 TC que tinha um motor 2.1L com 360HP Simca 180. Para Homologação foram construídas 200 unidas, 86 vendidas ao público e 20 para competição, o resto foi mandado destruído seguindo a regra da fabrica (uma decisão parva de que não faço a mínima ideia porque...). A sua carreira durou 5 meses no rally, só fez 3 etapas e dessas apenas chegou ao fim de uma em que teve o seu melhor lugar ficando em 6º lugar no Rally da Suécia....














A Toyota tinha o Celica Turbo TA Twin-Cam 64. A primeira versão tinha 290HP, que mais tarde passou para 370HP, motor dianteiro e tracção traseira, o que foi o seu grande problema. Juha Kankkunen conduziu--o e Bjorn Waldegard conduziu-o à vitória no Rally Costa do Marfim em 1983. O Celica não tinha hipóteses contra as outras equipas nos solos europeus, mas encontrou o seu habitat no continente Africano. Ganhou 6 Rallys em África, incluindo 3 Rallys Safari consecutivos no Quénia de 1984 a 1986...






A Mazda não quis fazer parte dos Grupo B, e ignorou Rod Millen e Timo Salonen que esforçaram-se para que a Mazda entrá-se, nada feito... Achim Warmbold teve como objectivo obter a atenção da Mazda criando a Mazda Rally Team (MRT) mas a Mazda ignorou-o também.Vários pilotos competiram com o Rx-7 e Ingvar Carlsson foi 3º no Rally Acrópole 1985 e  Achim Warmbold foi 6º. A Mazda viu aqueles resultados, mas em vez de apoiar os RX-7, decidiram apoiar o 323 no Grupo A...











A Ford além do RS200 e do RS200E que foi usado em Rallycoss e no Pikes Peak pois os Grupo B tinham acabado e foi um grande prejuízo á Ford pois tinham gasto mais de 20 milhões de libras no desenvolvimento. Criou o Ford Escort MKIII 1700T em 1980, para substituir o Ford Escort MKII no Rally. Surgiram todos os tipos de problemas, e por isso o projecto foi abandonado no Reino Unido, mas isso não queria dizer que o 1700T não fosse o desenvolvimento do futuro dos Grupo B e é considerado o primeiro verdadeiro carro de silhueta para os Grupo B antecedendo o Lancia 037. Sem os pioneiros que "cozinharam" este carro não teríamos os carros mais loucos da história do Rally. A Ford Alemã pegou no projecto e fez o Ford Escort RS1600I. O 1700T não passou de um protótipo dos Grupo B. Foram construídos 18 RS 1700T e alguns foram esmagados, outros ainda permancem vivos até hoje, estes carros foram a base do Ford RS200.

Sem comentários:

Enviar um comentário